segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dica de arquiteto: Use e abuse da imaginação! Crie ambientes diferentes e coloridos com os azulejos!


Ao contrário do ladrilho hidráulico, o azulejo não pode ser usado no chão por ser mais frágil. Mas o revestimento fica ótimo em paredes e quadros, misturados ou não. Use e abuse da imaginação e crie um ambiente colorido e cheio de estilo.



Para o apartamento de 67 m², o morador pediu uma cozinha prática, concentrada em uma parede e totalmente integrada à sala. O arquiteto Gustavo Calazans sugeriu revesti-la de azulejos com grafismo que tem efeito óptico. “A cor neutra facilita a escolha dos elementos coloridos da decoração e não cansa”, diz.



O extenso jardim – de 24 x 5,5 m – entre uma casa e uma edícula merecia uma obra de arte que cobrisse o muro. Por isso, a arquiteta Ana Luiza Sawaia encomendou o painel de azulejos ao artista mineiro Alexandre Mancini. “No chão e atrás do painel, eu coloquei luminárias para valorizar a obra durante a noite”.



Azulejos desenhados por Athos Bulcão, em 1958, marcam a pequena cozinha gourmet deste apartamento. O ambiente volta-se a uma mesa de sinuca que pode virar mesa de jantar. O proprietário contou com o trabalho das arquitetas Gabriela Marques e Claudia Tiezzi na reforma.



Com o fechamento da varanda para a rua e a abertura para o living deste apartamento, uma coluna da estrutura do prédio ficou no meio do ambiente. Para integrá-la ao espaço com móveis modernos e vintage, a moradora criou faixas de azulejos de 78 cm de altura com nas duas faces voltadas para a sala,



A cozinha americana merece destaque especial. Aqui, a arquiteta Milena Aguiar optou por criar um painel de azulejos coloridos que podem ser vistos por quem passa pela sala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário