quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Invista em jardins móveis para ambientes pequenos, uma solução prática e acessível!


O paisagista Marcelo Bellotto assina o Jardim Itinerante na Casa Cor São Paulo 2013 e inova no conceito de jardim móvel, agregando praticidade e funcionalidade ao projeto, que é um convite ao relaxamento e bem estar. Os elementos empregados no ambiente de 300 m2 ainda respeitam as questões sustentáveis, tanto pelos materiais certificados quanto pelo reaproveitamento de peças. Os componentes do espaço são itinerantes, trazendo à tona um novo conceito para jardins, o de mobilidade espacial, que permite o deslocamento das peças bem como sua rápida montagem e desmontagem. 




“Pessoas e empresas precisam de soluções rápidas, práticas e acessíveis e o Jardim Itinerante atende essas necessidades, sem deixar de lado a beleza e o bem estar implícitos em um projeto paisagístico”, define Bellotto. Uma das vantagens é a diminuição de custos, sendo ideal para ambientes residenciais, comerciais ou corporativos. 


Já o jardim vertical móvel, denominado “espiral”, foi idealizado para colecionar plantas em pequenos espaços, como temperos, orquídeas, cactos, entre outros.  Na peça de aço, oito módulos impermeabilizados surgem em espiral. Quando você rega o de cima, o excesso de água molha o de baixo. Além disso, todos recebem a mesma luminosidade. “Penso como um móvel para colecionar plantas. Dá para ter diversos planos de vegetação à altura dos olhos e das mãos: um convite à interação”, diz Marcelo. Espécies que vão bem nesse tipo de estrutura? “Além de temperos, como aqui, orquídeas, samambaias e suculentas.”



1. Hortelã. Que tal um chá refrescante? Rústica e de fácil manutenção, a Mentha sp pede terra sempre úmida.

2. Manjericão. Sensível ao frio, o Ocimum basilicum gosta de rega e sol pleno diariamente – de quatro a cinco horas de exposição.

3. Alecrim. O Rosmarinus officinalis é uma erva muito usada pelos italianos: vai até na receita do pão. Prefere cinco horas de sol e rega diária.

4. Grama de trigo. Ainda verdinho, o Triticum aestivum é um dos ingredientes do suco de clorofila. Águe três vezes por semana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário